Oeiras, Portugal
A Mão Livre foi responsável pelo Projeto de Design de Interiores, bem como pelo processo de fit-in, do novo edifício Sede da Novartis em Portugal.
A modernidade das soluções adotadas, aliada à Portugalidade impressa aos espaços através dos materiais utilizados, são o fator de diferenciação para com os demais.
O projecto da cantina do novo edifício sede da Novartis em Portugal, teve como base conceptual de reflexão a Portugalidade. A procura de elementos nacionais e/ou tradicionais que pudessem ser aplicados nas múltiplas peças de mobiliário desenvolvidas.
Tratando-se de um espaço amplo e com uma forte presença da luz natural, aplicaram-se revestimentos de várias madeiras, bem como de valchromat castanho, que visavam tornar o espaço o mais agradável e confortável possível. Foram ainda incluídas mensagens de texto, gravadas em baixo relevo nos painéis, procurando melhorar a humanização do espaço.
Em termos de mobiliário, as mesas e cadeiras foram peças de autor, desenhadas por nós e totalmente customizadas para este espaço, assumindo-se com vários formatos e tipologia e todas as mesas de refeição receberam elementos decorativos tipicamente portugueses como painéis de azulejos da clássica Fábrica Viúva Lamego aplicados nos tampos ou a aplicação de painéis em ponto de cruz. Esta multiplicidade de soluções e materiais, quando conjugados traduzem uma forte presença dessa mesma Portugalidade que se procurava, conferindo uma identidade muito própria a este espaço de refeições.